PUXA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA
Justificativa:
As história desde sedo causa encantamento a criança, seja pra dormir, para aquietar-se ou mesmo numa roda de conversa sempre aparece uma história, Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados.
Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento de mundo que a cerca.
Objetivos
Conhecer diversas Histórias infantis;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
Desenvolver habilidades sociais;
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
Permitir a livre expressão.
Formulação dos Problemas
Quais são as leituras que preferimos: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas?
Vocês sabem algum história?
Material
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.D.,teatro, (apresentações na própria escola).
Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.
Desenvolvimento
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de serem apresentadas:
* Colcha de retalho _ leitura
* Dona Baratinha – Contada
* João pé de feijão – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
* branca de neve – vídeo
* A Bela e a Fera – teatro
* A Princesa e Sapo – leitura
* Chapeuzinho Vermelho – teatro
(Cada história será apresentada semanalmente e repetidas vezes e o procedimento terá a participação dos pais)
- Confecção de cartazes para o mural;
- Confecção de uma colcha de retalhos;
- confecção de atividades de artes (pintura, desenho, colagem e outros)
- Confeccionar um baú de histórias;
- Preparar material de artes para a dramatização das histórias.
-Realizar oficinas de fantoches, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas. Exemplo: maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de Dona Baratinha, Sapo de sucata, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, confecção da vaquinha de João pé de feijão, coroa de Princesa.
Culminância:
A finalização desse trabalho não será possível uma vez que as histórias fazem parte do dia a dia da criança, o que faremos e tornar esse trabalho tão prazeroso de forma que faça parte da vivencia diária do maternal.