Páginas

21.5.09

Participe dessa aventura !!!!!!

TAM TAM TAM.... SUPER HEROIS EM AçãO
Fase: Maternal III

Professora: Quinha
 JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pelo interesse da turma em se aventuro no mundo da fantasia. Desde que o mundo é mundo os heróis defensores do bem lutam uma batalha sem fim contra seus arques inimigos tanto na realidade quanto fantasia, Os super heróis surgem na imaginação da criança e transportam de maneira diferenciada a cada. Qual criança no seu inconsciente não fantasiou um herói e quantos deles não idealizou os próprios pais como heróis? Para a criança, a fantasia muitas vezes se confunde com a realidade pois acreditam que são os mais fortes e invencíveis, trazendo até certo perigo para si, isso só será esquecido quando ficarem maiores a e perceberem que a realidade é bem diferente.
O interesse por esse projeto é tão grande que constitui-se, portanto, para nós, como o compromisso em investir nos trabalhos de pesquisa que dêem respostas eficazes, contribuindo para a conscientização e formação de valores que assegurem para crianças o direito de vivenciar a fantasia, trazendo assim a satisfação pessoal.

 Objetivos:

_ Identificar cada personagem super herói trabalhado em sala;
_Reconhecer os nomes dos super heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os heróis;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Explorar e acompanhas as músicas trabalhadas;
_ Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado
_Diferenciar as características e vestimenta específicas de cada super herói;
_Descrever as ações de cada super herói;
_Proporcionar divertimentos através de filmes e desenhos;
_ Reconhecer a importância dos super heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observação, comparação e classificação;
_Inventar músicas a partir dos super heróis trabalhados inventando ritmo das músicas e as palavras que podemos usar para rimar.

_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade.

 Desenvolvimento
- Conversar em roda, sobre as figuras dos super heróis que trabalharemos ao
longo do projeto, junto com os nomes.
- Montar uma história coletiva, e registrar através de desenho.
- Junto com as crianças inventar nomes para cada personagem trabalhados e inventar nomes para cada super herói de sala.
-Registrar a cada evolução do projeto , com desenhos, e registro de letras, fotos etc
.- Utilizar filmes de cinema e desenhos animados que exploram o conceito do herói (liga da justiça, etc) assistir filmes como:
* HOMEM ARANHA _ desenho preocupação com o bem de todos
* A ERA DO GELO _ A Liga Extraordinária enfrentam a dificuldade para um bem comum e de todos
* X-MEN 1 E 2 _ Superando as deficiências – A educação inclusiva
* LIGA DA JUSTIÇA _ A união em favor do bem do planeta
* BATMAN_ sempre sozinho e escondido isso é legal?
- Fazer registros diversos como escritas desenhos etc.
- Propiciar a discussão das identificações das crianças com os personagens dos filmes. Levando a criança a perceber a realidade da fantasia.
- Garantir um espaço para a troca de experiências, próprios da faixa etária, na construção da autonomia.
- Propor situações que leve a criança a tomar consciência dos valores morais e sociais importantes para o bem comum como amizade, solidariedade, cooperação, responsabilidade, participação.

_ Reconhecer a importância dos super heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
- Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super
herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as
pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super heróis.
- Confeccionar para as crianças fantasias com TNT.
(- utilizar sucata para confeccionar heróis e enfeitar a escola tipo ->super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)
Confeccionar uma história em quadrinhos coletiva, onde cada criança montará com os personagens e a história junto.
- Utilizar s materiais da Internet e materiais de festa de aniversário e criar os quebram cabeças, jogar memória e bingo, trilhas e outros.
- Passar filmes dos super heróis, conversar sobre as histórias e registrá-los com desenhos.

 Avaliação:

Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na realização das tarefas. Em outro momento, a avaliação acontece no grupo onde as crianças e a
professora se apóiem nos objetivos inicialmente levantados. Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que constatem resultados.
 Culminância:
-Convidar alguém para se fantasiar de super herói e visitar a turma explicando para as
crianças sobre os perigos de um super herói de verdade, que criança deve ter cuidado, contara para as crianças uma de suas aventuras. As crianças terão oportunidade de sanar algumas duvidas e se divertirem com essa visita.
-Finalizar o projeto com um circuito de aventuras, onde toda escola poderá haverá participar.